domingo, 2 de novembro de 2008

Medição dos Radicais Livres

Apesar de os métodos diagnósticos ainda conterem algumas limitações, é possível ter uma noção do nível de RL por meio de exames laboratoriais que utilizam, preferencialmente o sangue ou por observação microscópica, incluindo as medições indiretas de metais pesados que agem como intermediários na produção de Radicais Livres.
Os Radicais Livres de Oxigênio (RLO) são difíceis de se detectar nos ensaios experimentais pela sua meia vida extremamente curta. Para superar essa dificuldade técnica, muitos métodos têm surgido baseados na detecção de produtos estáveis formados pela ação dos RLO em substratos específicos.
Os hidroperóxidos são os produtos estáveis formados durante a peroxidação de lipídios insaturados, como ácidos graxos e colesterol. Entre os métodos disponíveis para a detecção dos hidroperóxidos, destacam-se o TBARS e o método químico FOX (ferrous oxidation in xylenol orange).
O método TBARS é um dos mais utilizados para estudos de peroxidação lipídica, e é baseado na reação do malondialdeído com o ácido tiobarbitúrico. É um método simples e sensível para mensuração da peroxidação lipídica, embora não seja muito específico.
O método químico FOX destaca-se pela sua simplicidade, baixo custo, e várias vantagens técnicas. O método FOX é baseado na oxidação do Fe+2 (sulfato ferroso amoniacal) a Fe+3 pelos hidroperóxidos em meio ácido. Na presença de hidroperóxido forma-se um complexo químico entre o íon ferro e a substância xilenol orange, produzindo cor azul-púrpura. Este método mostra-se apropriado para estudos com amostras biológicas, como a medida de hidroperóxidos em membranas de eritrócitos, hepatócitos, ou outros tipos celulares.

Postado por Gabriel Vieira

Um comentário:

  1. Pessoal!

    Sugiro trocar o título por determinação de danos oxidativos. Pois medição de RL em si é complexa e normalmente indireta. Além disso, o TBARS é um indicador de lipoperoxidação indireto. Ele determina o grau de dano que o tecido ja sofreu, em lipídios de membrana principalmente, e não os RL em si.

    bjus e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir